quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A minha bomba!

Sabem o que é?!
Não, não nenhum telemóvel esquisito, nem nenhum i-pod ou algo do género!

É uma bomba infusora de insulina que eu uso 24h por dia, todos os dias e que me permite gerir a minha diabetes tipo 1 muito melhor e sem grandes stresses! Pois é, eu sou o que se pode designar por bombista :)

Fui diagnosticada com DM1 com 21 anos de idade! Foi uma situação inesperada para mim e para a minha família, uma vez que não havia casos de diabetes de nenhum tipo na família, eu era uma jovem saudável, que praticava exercício físico regular e uma alimentação super cuidada. Na altura a ideia que tínhamos sobre a doença estava associada a pessoas mais velhas, com hábitos alimentares errados e vida sedentária. 

Não entendia nada de insulina nem sabia muito bem o que era. Nas primeiras consultas tive um endócrinologista terrível que me desenhou um cenário super restritivo e punitivo! As primeiras fases da doença foram muito más. Agora que olho para trás vejo que fui muito imatura e compreendo que todos os comportamentos menos assertivos que tive foram de revolta. 

A minha diabetes tem passado por várias fases, com uso de diferentes insulinas e ajustes da rotina!

Desde há 2 anos que utilizo esta bomba de insulina e devo dizer que a minha qualidade de vida é óptima e muito próxima do considerado normal. Sinto-me saudável e com flexibilidade para fazer o que quero sem prejudicar a minha saúde! 

A diabetes faz parte do meu mundo e não me limita! Ao fim de quase 7 anos já não sei o que é não ter diabetes, o que é não contar a comida, o que é não fazer contas, o que é não respeitar as horas das refeições, ... Não encaro a diabetes como algo mau, mas sim como uma característica minha! Nem sempre foi assim, nem sempre soube lidar bem com isto, mas felizmente agora sou diabética e sou feliz! 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário